Faça sua Licenciatura em Educação Especial EAD
O curso de Licenciatura em Educação Especial é a escolha ideal para quem deseja transformar a realidade da educação inclusiva no Brasil. Aqui, você será preparado para atuar com excelência na educação de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação — da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Role para baixo
O curso de Licenciatura em Educação Especial é a escolha ideal para quem deseja transformar a realidade da educação inclusiva no Brasil. Aqui, você será preparado para atuar com excelência na educação de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação — da Educação Infantil ao Ensino Médio.















Ao longo de 8 semestres, você terá acesso a disciplinas essenciais como:
| LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL |
|---|
| 1º SEMESTRE |
| Ambientação e Introdução a Educação à Distância |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
| TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: AÇÃO COM RESPONSABILIDADE |
| APRENDIZADO MODERNO |
| NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
| TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO |
| NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA |
| METODOLOGIAS DO ENSINO HÍBRIDO |
| DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO |
| ENSINAR E APRENDER COM TECNOLOGIAS |
| Educação Étnico-raciais, Afro-Brasileira, Indígena e Quilombola |
| PRINCÍPIOS DA SOCIOLOGIA |
| A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA |
| AS ORIGENS DA SOCIOLOGIA, O POSITIVISMO CIENTÍFICO E A CONTEMPORANEIDADE |
| SOCIOLOGIA MODERNA |
| FILOSOFIA SOFISTA E A ARTE DA PERSUASÃO |
| LITERATURA, PSICANÁLISE, FILOSOFIA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM |
| HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA |
| FERRAMENTAS DE FILOSOFIA, LÓGICA E ARGUMENTO |
| Filosofia e Sociologia da Educação: Formação Docente para a Diferença, Diversidade e Identidade da Educação |
|---|
| PRINCÍPIOS DA SOCIOLOGIA |
| A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA |
| AS ORIGENS DA SOCIOLOGIA, O POSITIVISMO CIENTÍFICO E A CONTEMPORANEIDADE |
| SOCIOLOGIA MODERNA |
| FILOSOFIA SOFISTA E A ARTE DA PERSUASÃO |
| LITERATURA, PSICANÁLISE, FILOSOFIA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM |
| HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA |
| FERRAMENTAS DE FILOSOFIA, LÓGICA E ARGUMENTO |
| História da Educação Especial |
| ORIGENS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL |
| A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
| INFLUÊNCIA DE TEORIAS E PENSADORES |
| DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS |
| 2º SEMESTRE |
| Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes |
| FUNDAMENTOS DOS DIREITOS HUMANOS |
| CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA |
| MARCOS JURÍDICOS NACIONAIS |
| VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO |
| Psicologia da Educação, do Desenvolvimento e da Aprendizagem |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM |
| PSICOLOGIA COGNITIVA |
| PSICOLOGIA DA INFÂNCIA |
| PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
| PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
| PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: APRENDIZAGEM INFANTIL |
| COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM |
| DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM |
| A NEUROLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
| Responsabilidade Socioambiental e Cidadania |
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
| CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
| GERENCIAMENTO AMBIENTAL |
| AUDITORIA AMBIENTAL |
| RESPONSABILIDADE SOCIAL |
| DIREITOS HUMANOS E O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE |
| DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
| Sociologia, Sociedade Brasileira e Direitos Humanos |
| SOCIOLOGIA |
| SOCIOLOGIA E ÉTICA |
| CULTURA E DIVERSIDADE |
| O FOLCLORE E AS INTERVENÇÕES CULTURAIS NO BRASIL |
| O INDIVÍDUO, A CULTURA, A SOCIEDADE E A FAMÍLIA |
| EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
| Política Educacional, Legislação e Organização da Educação Brasileira |
| INTRODUÇÃO À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA |
| INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO |
| POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO |
| LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
| LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL |
| ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
| LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL |
| LEGISLAÇÃO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
| 3º SEMESTRE |
| Estratégias Pedagógicas: Diagnóstico, Planejamento e Avaliação Escolar |
| DIAGNÓSTICO EDUCACIONAL |
| ESTRATÉGIAS DE ENSINO |
| RECURSOS DIDÁTICOS |
| FEEDBACK E RETROALIMENTAÇÃO |
| ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÃO |
| ÉTICA E EQUIDADE NA AVALIAÇÃO |
| Legislação e Formação Pedagógica do Educador Infantil e Educação Básica |
| O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO |
| O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO |
| PARÂMETROS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
| LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) - LEI Nº 9.394/1996 |
| PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) - LEI Nº 13.005/2014 |
| ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE |
| SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SINAEB) |
| FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (FUNDEB) - LEI Nº 14.113/2020 |
| ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECRIAD) - LEI Nº 8.069/1990 |
| Metodologias Ativas e Novas Dinâmicas de Aprendizagem |
| METODOLOGIAS ATIVAS: A NECESSIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO |
| METODOLOGIAS ATIVAS: O PAPEL DO PROFESSOR |
| METODOLOGIAS ATIVAS: ANOS INICIAIS E ENSINO FUNDAMENTAL I |
| METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HIBRÍDO |
| CIBERESPAÇO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
| SALA DE AULA: INVERTIDA X TRADICIONAL |
| Currículo, Práticas Culturais e Planejamento |
| GESTÃO EDUCACIONAL, PLANEJAMENTO E CURRÍCULO |
| A BNCC E A FORMAÇÃO DO CURRÍCULO |
| ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO |
| CURRÍCULO E EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS |
| ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
| CURRÍCULO NO CONTEXTO ESCOLAR |
| Língua Brasileira de Sinais |
| HISTORICIDADE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) |
| LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) |
| FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS |
| INTÉRPRETE DE LIBRAS EM SALA DE AULA |
| DEFICIÊNCIA AUDITIVA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) |
| NOÇÕES DE LIBRAS |
| LÍNGUA E LINGUAGEM: LIBRAS |
| LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E A INCLUSÃO |
| 4º SEMESTRE |
| Diversidade na aprendizagem de pessoas com Deficiência |
| CONCEITOS E TIPOS DE DEFICIÊNCIA |
| EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
| ADAPTAÇÕES CURRICULARES |
| TECNOLOGIAS ASSISTIVAS |
| ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS E PSICOSSOCIAIS |
| Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Especial e Inclusiva |
| MODELOS E PERSPECTIVAS TEÓRICAS |
| LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS |
| IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS |
| ADAPTAÇÕES CURRICULARES E METODOLOGIAS DE ENSINO |
| TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E RECURSOS DE APOIO |
| PESQUISAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
| Metodologia do Ensino da Educação Especial |
| PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO INCLUSIVO |
| TRABALHO EM EQUIPE E PARCERIAS |
| ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS |
| AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Organização e gestão de espaços escolares e não escolares inclusivos |
| A DIDÁTICA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES |
| ESPAÇOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA |
| A IDENTIDADE DO PEDAGOGO E ESPAÇOS SOCIAIS DE TRABALHO |
| NÍVEIS E ÁREAS DE ATUAÇÃO |
| METODOLOGIAS PARA ATUAÇÃO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL |
| ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPRESARIAIS |
| ADAPTAÇÃO DE ESPAÇOS |
| RECURSOS E MATERIAIS ACESSÍVEIS |
| PESQUISAS E TENDÊNCIAS EM ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE ESPAÇOS INCLUSIVOs |
| Didática e Fundamentos da Prática Docente |
| A DIDÁTICA E A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA |
| DIDÁTICA E TRABALHO DOCENTE |
| A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
| DIDÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS |
| DIDÁTICA MODERNA |
| DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE |
| DIDÁTICA: UMA PRÁTICA ORGANIZADA |
| O COTIDIANO ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
| 5º SEMESTRE |
| Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva |
| ENSINO MULTINÍVEL E DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA |
| ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA |
| PROMOÇÃO DA AUTONOMIA E DA AUTOESTIMA |
| AVALIAÇÃO INCLUSIVA |
| PESQUISAS E TENDÊNCIAS EM PRÁTICAS DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA |
| PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
| Currículo e Educação Especial: adaptações, acomodações e inovações |
| ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS INCLUSIVOS |
| ACOMODAÇÕES E SUPORTES |
| INOVAÇÕES CURRICULARES |
| PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE CURRÍCULOS INCLUSIVOS |
| POLÍTICAS E LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS |
| INCLUSÃO DIGITAL |
| PESQUISAS E TENDÊNCIAS EM CURRÍCULO E EDUCAÇÃO ESPECIAL |
| Transversalidade na Educação e Tecnologias Assistivas |
| TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO |
| AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES E ESCOLHA DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS |
| USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM DIFERENTES CONTEXTOS |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS |
| DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS E MATERIAIS ACESSÍVEIS |
| ÉTICA E RESPONSABILIDADE NO USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS |
| 6º SEMESTRE |
| As Dificuldades de Aprendizagem das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais |
| CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
| CAUSAS E FATORES CONTRIBUINTES DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
| AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA |
| INTERVENÇÃO E APOIO PEDAGÓGICO |
| DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ESPECÍFICAS |
| PESQUISAS E TENDÊNCIAS EM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
| Didática e Manejo do Aluno com Deficiências Sensoriais (Auditiva, Visual e Surdo cegueira) |
| COMPREENSÃO DAS DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS |
| ACESSIBILIDADE E AMBIENTE ESCOLAR |
| COLABORAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS |
| Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa - Identificando e Acompanhando os Alunos com Deficiência nas Escolas Regulares |
| TECNOLOGIA ASSISTIVA |
| COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA |
| PARCERIA COM A FAMÍLIA E A COMUNIDADE |
| Avaliação Educacional |
| INTRODUÇÃO ÀS MODALIDADES DE AVALIAÇÃO: DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA |
| AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESCOLAR |
| AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESCOLAR |
| AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA |
| AVALIAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO |
| DIAGNÓSTICO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO |
| ENSINO-APRENDIZAGEM: MUDANÇAS, MÉTODOS E AVALIAÇÃO |
| AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS |
| AVALIAÇÃO E O PROCESSO EDUCATIVO |
| OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IDEB, ENEM, CENSO ESCOLAR |
| 7º SEMESTRE |
| Didática e Manejo do Aluno com Transtorno do Espectro Autista e Hiperatividade |
| TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) |
| HIPERATIVIDADE E TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) |
| MANEJO COMPORTAMENTAL E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO SOCIAL |
| FAMÍLIA E EQUIPE MULTIDISCIPLINAR |
| SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO |
| Deficiência Intelectual e Altas Habilidades/Superdotação |
| DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
| ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS |
| DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL |
| IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO PRECOCE |
| Corporeidade, Deficiência e Sexualidade |
| DESENVOLVIMENTO HUMANO E SEXUALIDADE |
| GÊNERO E SEXUALIDADE |
| SEXUALIDADE: QUESTÕES ÉTICAS E LEGAIS |
| CONCEITOS DE SEXUALIDADE E CORPOREIDADE |
| EDUCAÇÃO SEXUAL INCLUSIVA |
| EDUCAÇÃO SEXUAL E ÉTICA |
| TERAPIA APLICADA A SEXUALIDADE |
| HISTÓRIA DA SEXUALIDADE |
| Alfabetização na Perspectiva da Educação Inclusiva |
| ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO |
| PRÉ-ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA |
| ABORDAGENS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO |
| ADAPTAÇÕES CURRICULARES E MATERIAIS DIDÁTICOS |
| INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO |
| PROMOÇÃO DA MOTIVAÇÃO E DO GOSTO PELA LEITURA |
| 8º SEMESTRE |
| Didática e Manejo do Aluno com Deficiências Intelectuais - Síndromes Psicomotoras |
| DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS E SÍNDROMES PSICOMOTORAS |
| DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM |
| ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA E DESENVOLVIMENTO MOTOR |
| Temas Contemporâneos - Educação Socioemocional |
| FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE |
| ABORDAGENS EDUCACIONAIS |
| SAÚDE MENTAL DO ADOLESCENTE |
| ÉTICA |
| CULTURA E A ERA DIGITAL |
| INTELIGÊNCIA EMOCIONAL |
| Acessibilidade e Redes de Apoio na Inclusão Escolar |
| ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA E INFRAESTRUTURAL |
| ACESSIBILIDADE DIGITAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA |
| COLABORAÇÃO E REDES DE APOIO |
| COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO INCLUSIVA |
Ao concluir o curso, você receberá um diploma de Licenciatura válido em todo o território nacional.
Invista no seu futuro com uma mensalidade acessível:
Apenas
R$150,00
por mês até o final do curso.
Quer se matricular ou tirar dúvidas? Nossa equipe está pronta para te atender!