Faça sua Licenciatura em Educação Especial EAD
O curso de Licenciatura em Educação Especial é a escolha ideal para quem deseja transformar a realidade da educação inclusiva no Brasil. Aqui, você será preparado para atuar com excelência na educação de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação — da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Role para baixo
O curso de Licenciatura em Educação Especial é a escolha ideal para quem deseja transformar a realidade da educação inclusiva no Brasil. Aqui, você será preparado para atuar com excelência na educação de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação — da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Ao longo de 8 semestres, você terá acesso a disciplinas essenciais como:
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL |
---|
1º SEMESTRE |
Ambientação e Introdução a Educação à Distância |
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: AÇÃO COM RESPONSABILIDADE |
APRENDIZADO MODERNO |
NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO |
NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA |
METODOLOGIAS DO ENSINO HÍBRIDO |
DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO |
ENSINAR E APRENDER COM TECNOLOGIAS |
Educação Étnico-raciais, Afro-Brasileira, Indígena e Quilombola |
PRINCÍPIOS DA SOCIOLOGIA |
A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA |
AS ORIGENS DA SOCIOLOGIA, O POSITIVISMO CIENTÍFICO E A CONTEMPORANEIDADE |
SOCIOLOGIA MODERNA |
FILOSOFIA SOFISTA E A ARTE DA PERSUASÃO |
LITERATURA, PSICANÁLISE, FILOSOFIA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM |
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA |
FERRAMENTAS DE FILOSOFIA, LÓGICA E ARGUMENTO |
Filosofia e Sociologia da Educação: Formação Docente para a Diferença, Diversidade e Identidade da Educação |
---|
PRINCÍPIOS DA SOCIOLOGIA |
A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA |
AS ORIGENS DA SOCIOLOGIA, O POSITIVISMO CIENTÍFICO E A CONTEMPORANEIDADE |
SOCIOLOGIA MODERNA |
FILOSOFIA SOFISTA E A ARTE DA PERSUASÃO |
LITERATURA, PSICANÁLISE, FILOSOFIA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM |
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA |
FERRAMENTAS DE FILOSOFIA, LÓGICA E ARGUMENTO |
História da Educação Especial |
ORIGENS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL |
A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
INFLUÊNCIA DE TEORIAS E PENSADORES |
DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS |
2º SEMESTRE |
Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes |
FUNDAMENTOS DOS DIREITOS HUMANOS |
CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA |
MARCOS JURÍDICOS NACIONAIS |
VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO |
Psicologia da Educação, do Desenvolvimento e da Aprendizagem |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM |
PSICOLOGIA COGNITIVA |
PSICOLOGIA DA INFÂNCIA |
PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: APRENDIZAGEM INFANTIL |
COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM |
DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM |
A NEUROLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
Responsabilidade Socioambiental e Cidadania |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
GERENCIAMENTO AMBIENTAL |
AUDITORIA AMBIENTAL |
RESPONSABILIDADE SOCIAL |
DIREITOS HUMANOS E O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE |
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
Sociologia, Sociedade Brasileira e Direitos Humanos |
SOCIOLOGIA |
SOCIOLOGIA E ÉTICA |
CULTURA E DIVERSIDADE |
O FOLCLORE E AS INTERVENÇÕES CULTURAIS NO BRASIL |
O INDIVÍDUO, A CULTURA, A SOCIEDADE E A FAMÍLIA |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
Política Educacional, Legislação e Organização da Educação Brasileira |
INTRODUÇÃO À LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA |
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO |
POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO |
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL |
ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL |
LEGISLAÇÃO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
3º SEMESTRE |
Estratégias Pedagógicas: Diagnóstico, Planejamento e Avaliação Escolar |
DIAGNÓSTICO EDUCACIONAL |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO |
RECURSOS DIDÁTICOS |
FEEDBACK E RETROALIMENTAÇÃO |
ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÃO |
ÉTICA E EQUIDADE NA AVALIAÇÃO |
Legislação e Formação Pedagógica do Educador Infantil e Educação Básica |
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO |
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO |
PARÂMETROS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) - LEI Nº 9.394/1996 |
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) - LEI Nº 13.005/2014 |
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE |
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SINAEB) |
FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (FUNDEB) - LEI Nº 14.113/2020 |
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECRIAD) - LEI Nº 8.069/1990 |
Metodologias Ativas e Novas Dinâmicas de Aprendizagem |
METODOLOGIAS ATIVAS: A NECESSIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO |
METODOLOGIAS ATIVAS: O PAPEL DO PROFESSOR |
METODOLOGIAS ATIVAS: ANOS INICIAIS E ENSINO FUNDAMENTAL I |
METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HIBRÍDO |
CIBERESPAÇO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
SALA DE AULA: INVERTIDA X TRADICIONAL |
Currículo, Práticas Culturais e Planejamento |
GESTÃO EDUCACIONAL, PLANEJAMENTO E CURRÍCULO |
A BNCC E A FORMAÇÃO DO CURRÍCULO |
ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO |
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIAS |
ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
CURRÍCULO NO CONTEXTO ESCOLAR |
Língua Brasileira de Sinais |
HISTORICIDADE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) |
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS |
INTÉRPRETE DE LIBRAS EM SALA DE AULA |
DEFICIÊNCIA AUDITIVA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) |
NOÇÕES DE LIBRAS |
LÍNGUA E LINGUAGEM: LIBRAS |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E A INCLUSÃO |
4º SEMESTRE |
Diversidade na aprendizagem de pessoas com Deficiência |
CONCEITOS E TIPOS DE DEFICIÊNCIA |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
ADAPTAÇÕES CURRICULARES |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS |
ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS E PSICOSSOCIAIS |
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Especial e Inclusiva |
MODELOS E PERSPECTIVAS TEÓRICAS |
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS |
IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS |
ADAPTAÇÕES CURRICULARES E METODOLOGIAS DE ENSINO |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E RECURSOS DE APOIO |
PESQUISAS E TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
Metodologia do Ensino da Educação Especial |
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO INCLUSIVO |
TRABALHO EM EQUIPE E PARCERIAS |
ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS E COMPORTAMENTAIS |
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Organização e gestão de espaços escolares e não escolares inclusivos |
A DIDÁTICA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES |
ESPAÇOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA PEDAGOGIA |
A IDENTIDADE DO PEDAGOGO E ESPAÇOS SOCIAIS DE TRABALHO |
NÍVEIS E ÁREAS DE ATUAÇÃO |
METODOLOGIAS PARA ATUAÇÃO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL |
ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPRESARIAIS |
ADAPTAÇÃO DE ESPAÇOS |
RECURSOS E MATERIAIS ACESSÍVEIS |
PESQUISAS E TENDÊNCIAS EM ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE ESPAÇOS INCLUSIVOs |
Didática e Fundamentos da Prática Docente |
A DIDÁTICA E A SUA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA |
DIDÁTICA E TRABALHO DOCENTE |
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
DIDÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS |
DIDÁTICA MODERNA |
DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE |
DIDÁTICA: UMA PRÁTICA ORGANIZADA |
O COTIDIANO ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
5º SEMESTRE |
Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva |
ENSINO MULTINÍVEL E DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA |
ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA |
PROMOÇÃO DA AUTONOMIA E DA AUTOESTIMA |
AVALIAÇÃO INCLUSIVA |
PESQUISAS E TENDÊNCIAS EM PRÁTICAS DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA |
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
Currículo e Educação Especial: adaptações, acomodações e inovações |
ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS INCLUSIVOS |
ACOMODAÇÕES E SUPORTES |
INOVAÇÕES CURRICULARES |
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE CURRÍCULOS INCLUSIVOS |
POLÍTICAS E LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS |
INCLUSÃO DIGITAL |
PESQUISAS E TENDÊNCIAS EM CURRÍCULO E EDUCAÇÃO ESPECIAL |
Transversalidade na Educação e Tecnologias Assistivas |
TRANSVERSALIDADE NA EDUCAÇÃO |
AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES E ESCOLHA DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS |
USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM DIFERENTES CONTEXTOS |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS |
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS E MATERIAIS ACESSÍVEIS |
ÉTICA E RESPONSABILIDADE NO USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS |
6º SEMESTRE |
As Dificuldades de Aprendizagem das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais |
CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
CAUSAS E FATORES CONTRIBUINTES DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA |
INTERVENÇÃO E APOIO PEDAGÓGICO |
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ESPECÍFICAS |
PESQUISAS E TENDÊNCIAS EM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
Didática e Manejo do Aluno com Deficiências Sensoriais (Auditiva, Visual e Surdo cegueira) |
COMPREENSÃO DAS DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS |
ACESSIBILIDADE E AMBIENTE ESCOLAR |
COLABORAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS |
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa - Identificando e Acompanhando os Alunos com Deficiência nas Escolas Regulares |
TECNOLOGIA ASSISTIVA |
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA |
PARCERIA COM A FAMÍLIA E A COMUNIDADE |
Avaliação Educacional |
INTRODUÇÃO ÀS MODALIDADES DE AVALIAÇÃO: DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA |
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESCOLAR |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESCOLAR |
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA |
AVALIAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO |
DIAGNÓSTICO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO |
ENSINO-APRENDIZAGEM: MUDANÇAS, MÉTODOS E AVALIAÇÃO |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS |
AVALIAÇÃO E O PROCESSO EDUCATIVO |
OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IDEB, ENEM, CENSO ESCOLAR |
7º SEMESTRE |
Didática e Manejo do Aluno com Transtorno do Espectro Autista e Hiperatividade |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) |
HIPERATIVIDADE E TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) |
MANEJO COMPORTAMENTAL E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO SOCIAL |
FAMÍLIA E EQUIPE MULTIDISCIPLINAR |
SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO |
Deficiência Intelectual e Altas Habilidades/Superdotação |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS |
DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL |
IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO PRECOCE |
Corporeidade, Deficiência e Sexualidade |
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SEXUALIDADE |
GÊNERO E SEXUALIDADE |
SEXUALIDADE: QUESTÕES ÉTICAS E LEGAIS |
CONCEITOS DE SEXUALIDADE E CORPOREIDADE |
EDUCAÇÃO SEXUAL INCLUSIVA |
EDUCAÇÃO SEXUAL E ÉTICA |
TERAPIA APLICADA A SEXUALIDADE |
HISTÓRIA DA SEXUALIDADE |
Alfabetização na Perspectiva da Educação Inclusiva |
ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO |
PRÉ-ALFABETIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA |
ABORDAGENS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO |
ADAPTAÇÕES CURRICULARES E MATERIAIS DIDÁTICOS |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO |
PROMOÇÃO DA MOTIVAÇÃO E DO GOSTO PELA LEITURA |
8º SEMESTRE |
Didática e Manejo do Aluno com Deficiências Intelectuais - Síndromes Psicomotoras |
DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS E SÍNDROMES PSICOMOTORAS |
DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM |
ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA E DESENVOLVIMENTO MOTOR |
Temas Contemporâneos - Educação Socioemocional |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE |
ABORDAGENS EDUCACIONAIS |
SAÚDE MENTAL DO ADOLESCENTE |
ÉTICA |
CULTURA E A ERA DIGITAL |
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL |
Acessibilidade e Redes de Apoio na Inclusão Escolar |
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA E INFRAESTRUTURAL |
ACESSIBILIDADE DIGITAL E TECNOLOGIA ASSISTIVA |
COLABORAÇÃO E REDES DE APOIO |
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO INCLUSIVA |
Ao concluir o curso, você receberá um diploma de Licenciatura válido em todo o território nacional.
Invista no seu futuro com uma mensalidade acessível:
Apenas
R$150,00
por mês até o final do curso.
Quer se matricular ou tirar dúvidas? Nossa equipe está pronta para te atender!